Como funciona reabilitação para alcoólatras?

Muitos familiares querem saber como funciona um centro de reabilitação para alcoólatras, tudo porque justamente porque ainda há bastante dúvidas sobre essas instituições e como são realizados os acolhimentos aos pacientes.

Desta forma, é importante entender que o centro de reabilitação para alcoólatras, antes de tudo recebe pessoas que podem ser internadas ou não e que tudo dependerá apenas do grau de dependência do alcoólatra.

 

Sobre o funcionamento de um centro de reabilitação para alcoólatras

Na verdade, o funcionamento de um centro de reabilitação para alcoólatras, é bem simples, e o mesmo realiza tratamentos especializados na recuperação das pessoas que estão viciadas em álcool e não conseguem se recuperar por conta própria, esses centros possuem infraestrutura adequada e possuem uma equipe multidisciplinar para atendimento.

 

Entenda qual é o momento de internar um alcoólatra

De fato, existem alguns sinais de que esse é o momento de internar um dependente em um centro de reabilitação para alcoólatras, sendo assim, é importante saber exatamente quando buscar essa ajuda, veja abaixo:

 

  • Há maior dificuldade por parte da pessoa em se manter no emprego ou na própria escola;
  • Ocorrem surtos de agressividade e paranoia;
  • Rotina resumida a atividades que realmente acabam favorecendo o acesso à bebidas alcoólicas;
  • Atenuação completa do raciocínio e do total nível de atenção;
  • Há pequenos roubos por parte do dependente dentro de casa;
  • Desaparecimento total por alguns dias;

 

Quando chega nessa parte, o que acontece é que resolver esse problema de forma espontânea é praticamente impossível, justamente porque quando chega nesse limite a pessoa já está doente e não consegue parar por conta, sendo assim, a única saída acaba sendo a internação.

 

Conhecendo as formas de internações em uma clínica de reabilitação para alcoólatras

 

Realmente o processo de internação em uma clínica de alcoolismo realmente começa quando há necessidade de buscar uma ajuda ainda maior, para que o dependente possa receber os melhores cuidados.  Muitas vezes existe a possibilidade de realizar as seguintes internações:

 

Internação Voluntária

Sim, a internação voluntária acaba acontecendo justamente quando a pessoa que está doente toma consciência da gravidade de sua situação, desta maneira, o mesmo acaba indo em busca de tratamento.

Geralmente esse acaba sendo um passo muito positivo, justamente porque o envolvimento direto e ainda a dedicação do paciente acabam fazendo com que o mesmo consiga obter melhorias e tenha diferenciais nesse processo.

 

Internação Involuntária

Sobre esse tipo de internação em um centro de reabilitação para alcoólatras, é preciso salientar que deve acontecer quando o próprio alcoólatra não é capaz de assumir que há necessidade de se tratar ou quando o mesmo ainda não percebe que não há condições de saúde para buscar essa ajuda sozinho.

Realmente essa internação somente pode ser efetuada tendo em mãos um laudo médico comprovando que há necessidade imediata, neste caso é os familiares que devem tomar a frente e solicitar avaliação.

 

Internação compulsória

Sobre esse tipo de pedido de internação em um centro de reabilitação para alcoólatras, o mesmo deve ser feito pela justiça, ou seja, ao constatar que a pessoa realmente está colocando sua vida em risco ou a de outras pessoas, então o laudo médico acaba sendo obrigatório para que o juiz tome essa decisão.

5/5 - (1 vote)
Leave a reply