Muitos se questionam sobre qual é o melhor remédio para tratamento de alcoólatras, esperando encontrar na farmacologia a solução o alcoolismo. No entanto, é preciso muito mais do que simples comprimidos quando lidamos com uma doença tão complexa.
A multiplicidade de fatores que desencadeiam e caracterizam a dependência alcoólica fazem com que as medidas adotadas para a remissão também sejam variadas. Não é à toa que clínicas de reabilitação mantêm em seu quadro uma equipe multidisciplinar.
As abordagens devem ser complementares e, juntas, constituírem um tratamento mais completo. Dessa forma as chances de recuperação se tornam significativas.
No momento que um indivíduo é diagnosticado alcoólatra, buscar por ajuda mostra-se uma atitude indispensável. A partir de então é que se decidirá se o uso de medicamentos estará entre as técnicas elencadas como mais adequadas para o seu caso.
Continue acompanhando e informe-se sobre o tema.
Antes de cogitarmos o uso de um remédio para tratamento de alcoólatras, é fundamental entender as origens do seu vício e os fatores de risco responsáveis por desencadeá-lo. Afinal de contas, existem razões biológicas e psíquicas para a dependência se manifestar, as quais devem ser compreendidas profundamente para serem combatidas.
Além disso, as particularidades do usuário também interferem no tratamento. Os processos de recuperação mais efetivos são aqueles que se adaptam às demandas de cada pessoa.
Em algumas circunstâncias, o uso de remédios controlados é indicado. Em outros, somente remédios naturais. Assim como há casos em que o uso do fármaco é contraindicado pois pode contribuir com o ciclo vicioso ao invés de ajudar a rompê-lo.
Por essas e outras razões, a avaliação de especialistas vem antes da prescrição de remédios para alcoolismo. Ao menos é essa a postura esperada de uma instituição qualificada e responsável.
Depois de um diagnóstico preciso, vem a fase do planejamento e execução de uma abordagem terapêutica. É bastante provável que ela comece com uma internação clínica para desintoxicação, com tempo de permanência na instituição variável.
O objetivo da fase inicial é distanciar o paciente do álcool. Além, é claro, de oferecer condições para que eventuais crises de abstinências sejam controladas em segurança.
Na sequência, vem a etapa de recuperação psicológica do dependente. Sua dignidade e autoestima também precisam ser trabalhadas com a combinação de métodos.
Por fim, são sugeridas terapias de manutenção da sobriedade. É somente nesse período que o remédio para tratamento de alcoólatras costuma ser prescrito, visando inibir o prazer ocasionado pela bebida caso o paciente venha a consumir a substância novamente.
É imprescindível entender que o alcoolismo não tem cura definitiva, ainda mais se tratando de algo tão simples como o uso isolado de um medicamento. Para a recuperação plena do usuário, inúmeras ações conjuntas são empregadas com o intuito de manter o vício sob controle e minimizar as chances de recaídas.
Portanto, buscar por uma boa clínica de reabilitação é o melhor remédio para a dependência. As Clínica Reconduzir possuem tratamentos completos e equilibrados, contemplando tanto os aspectos físicos como psicológicos. Agende uma visita!