Como funciona o resgate 24 horas para alcoólatras?

Como funciona o resgate 24 horas para alcoólatras?

O resgate 24 horas para alcoólatras e outros dependentes químicos é um serviço de remoção involuntária, o que acaba gerando questionamentos. Será que essa é uma alternativa eficiente para iniciar um tratamento de desintoxicação? Quando usar esse tipo de serviço?

Assim como outras modalidades de internação, a medida é amparada pela lei. Ela acaba sendo vista por muitas famílias como uma última esperança depois de inúmeras tentativas frustradas de recuperação de um familiar dependente.

Tendo como objetivo responder algumas das dúvidas mais frequentes acerca do assunto, preparamos uma publicação especial. Nos tópicos seguintes você encontrará maiores informações sobre o procedimento.

Resgate 24 horas para alcoólatras: como funciona?

O resgate 24 horas para alcoólatras é um recurso extremo, mas necessário. Ele normalmente é seguido de um tratamento intensivo para que o paciente seja capaz de se desintoxicar e começar a trabalhar a sua abstinência com terapias que favorecem a sobriedade.

Sabemos que o vício em bebidas alcoólicas e outras substâncias é uma doença complexa. Ela tira do indivíduo a capacidade de discernimento sobre a sua real condição.

Por isso, com o resgate é possível vencer objeções e finalmente manter o paciente em um ambiente supervisionado em tempo integral. Para tanto, uma equipe de profissionais capacitados é direcionada à residência do dependente e realiza a remoção para a clínica ou hospital em uma unidade móvel (ambulância).

Tipos de resgate de dependentes e alcoólatras

Existem diferentes tipos de resgate de alcoólatras e dependentes que podem ser acionados pelas famílias. Conheça os mais frequentes:

  • Resgate pré-programado: o familiar escolhe uma clínica de recuperação, encaminha o pedido com antecedência e agenda a melhor data e horário para a equipe do resgate efetuar a remoção;

Resgate emergencial: o familiar ou responsável aciona uma equipe de resgate 24 horas e ela se desloca imediatamente, embora seja necessário finalizar os procedimentos burocráticos na instituição o quanto antes para que o tratamento possa prosseguir por mais de 1 dia de internação

Quando e como usar o serviço de resgate 24 horas para alcoólatras?

Por se tratar de um serviço 24 horas, é possível acionar os profissionais a qualquer momento, desde que haja uma unidade móvel disponível. No geral, as famílias fazem uso desse recurso quando percebem o risco e que não é mais viável contar somente com a força de vontade do dependente para se curar.

O serviço é realizado por uma equipe técnica que sabe como proceder diante da resistência do indivíduo. Todavia, o paciente é conduzido da maneira mais segura e respeitosa possível, pois não se trata de uma punição mas sim de uma tentativa de recuperação de alguém que foi completamente comprometido pela dependência ou alcoolismo.

Vale ressaltar que somente parentes de 1º grau podem responder pela internação involuntária, ou seja, pais, mães, filhos e irmãos. Além disso, um profissional da área médica deve se responsabilizar pelo relatório que será enviado ao Ministério Público para dar procedimento ao tratamento de acordo com a lei.

Para se inteirar sobre como acionar o serviço e qual é a documentação necessária, entre em contato com a equipe da Clínica Reconduzir.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Podemos te ajudar?