Dica #1: Seja transparente sobre a sua sobriedade
Os amigos e familiares precisam estar cientes da sua sobriedade. E não existe uma maneira mais efetiva de isso ocorrer do que ouvindo a respeito dela. Conte aos mais próximos sobre essa importante fase da sua recuperação.
Ter transparência sobre a situação pode parecer constrangedor em um primeiro momento. Mas tenha certeza de que isso deixará você mais confiante e confortável com o passar do tempo. Inclusive, tende a inspirar outras pessoas positivamente.
Dica #2: Escolha amizades e relacionamentos responsáveis
A escolha de suas companhias na fase pós tratamento de alcoolismo merece atenção. Por um lado, você poderá compartilhar suas dificuldades e conquistas com pessoas que estarão cientes do seu quadro e ajudem com a reabilitação. Além disso, também evitará más influências que fomentem uma recaída.
Dica #3: Não se coloque em situações tentadoras
Elimine as tentações do dia a dia que despertem a vontade de beber. Remova as garrafas de bebidas de casa e procure evitar frequentar bares, casas noturnas ou outros estabelecimentos em que a venda de bebidas alcoólicas é prioridade.
Independentemente de estar sozinho ou acompanhado, os ambientes com álcool tendem a ser problemáticos. Ao se privar deles, você está fortalecendo a sua sobriedade.
Dica #4: Não se isole dos demais
Apesar dos cuidados mencionados no tópico anterior, preste atenção para não se tornar uma pessoa isolada e solitária. É muito reconfortante sentir-se conectado com outras pessoas e saber que pode contar com alguém nos momentos mais difíceis.
Dica #5: Mantenha uma lista do que você tem a ganhar (ou a perder)
Um dos métodos indicados pelos terapeutas e demais profissionais que atendem em clínicas de recuperação de alcoólatras e dependentes químicos é que os pacientes mantenham em mente quais são os ganhos com a sobriedade. Por um outro ponto de vista pode ser feita a listagem das perdas decorrentes do alcoolismo.
Quando você relembra de forma recorrente o que está arriscando com o vício, consegue se manter mais motivado(a) a continuar livre do comportamento compulsivo que a bebida desperta. E vale a pena o esforço, não é mesmo?
Se você sente dificuldades em garantir a sua sobriedade sozinho(a), conte com o suporte dos especialistas da Clínica Reconduzir. Entre em contato e solicite maiores esclarecimentos sobre os tratamentos oferecidos.
Até mais!