Antes de mais nada, é fundamental identificar quando a melhor opção é a internação em uma clínica para jovens e adolescentes. No geral, isso fica evidente quando a família já tentou de tudo para conscientizar o filho e não obteve êxito.
Mas independentemente de essa ser a sua realidade ou não, é interessante conhecer os principais indicadores de que a internação para reabilitação é a melhor alternativa. Responda mentalmente às seguintes questões:
- Você já encontrou substâncias que geram dependência nas coisas do seu filho?
- Você já presenciou situações em que o jovem estava sob efeito de entorpecentes (álcool, maconha, cocaína, crack, entre outros)?
- Você percebe que ele ou ela tem alterações comportamentais muito evidentes, inclusive com episódios de agressividade e desrespeito?
- Você já recebeu reclamações na escola?
- Você acredita que seu filho está andando com más companhias ou tem amizades duvidosas?
Se a maioria das suas respostas foi positiva, então é o momento de procurar pela ajuda de uma clínica de tratamento de alcoolismo para menores.
O tratamento em clínica de recuperação para menores é uma saída segura. No entanto, o jovem pode se recusar e a família acaba se deparando com o dilema: internar o adolescente dependente químico ou alcoólatra à força é a melhor opção?
Bem, a internação compulsória é possível. Todavia, ela deve ser a última possibilidade a se considerar. Os especialistas e as autoridades da Vara de Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça indicam essa estratégia somente em casos de extremo risco para a vida do paciente ou das pessoas em volta dele.
O diálogo ainda representa uma escolha mais assertiva, com argumentos que convençam o usuário a experimentar o tratamento. Assim, ele poderá perceber que o trabalho realizado nas clínicas para adolescentes é especializado e fará a diferença na sua vida.
Se você tem um filho que foi ludibriado pelo perigoso mundo do alcoolismo ou das drogas, não hesite em procurar por ajuda. A Clínica Reconduzir conta com unidades focadas no atendimento de menores e conta com profissionais qualificados para esse tipo de situação.