Alcoolismo tem cura? Saiba mais sobre o tratamento!

Se a happy hour regada a muitas bebidas alcoólicas depois de um longo dia de trabalho vira rotina, um sinal de alerta deve ser aceso. A dependência é uma doença grave e muita gente sequer sabe se o alcoolismo tem cura realmente.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – quase 20 milhões de pessoas consomem mais de 4 doses de bebida alcoólica diárias no nosso país. E o levantamento sequer considerou os menores de 18 anos de idade, que lamentavelmente aumentariam ainda mais as estatísticas.

De todas as drogas legais e ilegais presentes no mundo hoje, o álcool é disparado a mais popular de todas. E ser legalizada não torna uma droga menos nociva, muito pelo contrário. Os danos ocasionados pelas bebidas se dão, em grande parte, pela glamourização do seu consumo propagado através da publicidade, o que leva cada vez mais pessoas a consumi-las.

O alcoolismo é uma doença destrutiva que afeta tanto o viciado como seus familiares, amigos e sociedade como um todo. Continue com a leitura e descubra se é possível curar essa enfermidade.

Mas afinal, o alcoolismo tem cura?

Especialistas afirmam que a dependência química não tem cura, inclusive quando se trata de dependência etílica. No entanto, é possível controlar o problema se ele for devidamente monitorado e contido.

A recuperação de alcoólatras pode ser bem sucedida e manter o quadro do paciente estável por longos períodos, até mesmo anos. Embora ninguém esteja imune a recaídas, com a manutenção da sobriedade através de abordagens terapêuticas os retrocessos se tornam menos frequentes.

É claro que cada caso tem as próprias particularidades. Por isso, é prudente tratar sempre o alcoolismo como ele realmente é: uma doença crônica.

Como funciona o tratamento para alcoolismo?

Agora que esclarecemos a dúvida se o alcoolismo tem cura ou não, vamos considerar as possibilidades de tratamento. Há quem pense que basta tomar um remédio, seja ele natural ou sintético, e isso é o suficiente para controlar o distúrbio. Ledo engano!

O melhor remédio para o alcoolismo é uma abordagem completa e multidisciplinar, a qual é oferecida por centros de recuperação de dependentes confiáveis. Ao contrário do que se imagina, não é em templos religiosos ou na farmácia que está a cura.

A instituições que podem até fazer uso de medicamentos e abordagens que incluem a espiritualidade. Porém, é fundamental que diversos profissionais diferentes elaborem um plano de ação a partir do diagnóstico individual de cada sujeito.

Essa é a escolha mais inteligente e confiável. Assim, o paciente consegue desintoxicar o corpo, a mente e ressignificar a sua vida para ter um dia a dia livre do vício.

Melhores clínicas para recuperação de alcoólatras

Atualmente, a Clínica Reconduzir é considerada uma das melhores alternativas para o tratamento de alcoólatras e dependentes químicos. Com sedes em diversos estados do Brasil, ela foi eleita uma instituição de referência pelos serviços de qualidade que são prestados, com altos índices de remissão.

Entre em contato e agende uma visita!

Leave a reply