Clínica de Reabilitação Alcoolismo

Na hora de escolher uma clínica de reabilitação alcoolismo tanto os dependentes alcoólicos quanto os familiares muitas vezes encontram-se confusos. Isso acontece em partes porque há muitas instituições que realizam esse trabalho, além do mais, é importante entender ainda que algumas dúvidas persistem nessas empresas.

Certamente são muitos os questionamentos feitos pelos familiares e por pessoas que estão em busca de ajuda, sendo assim, visando responder tais questionamentos abaixo será possível entender como funciona e o que é uma clínica de reabilitação alcoolismo.

 O que é uma clínica de reabilitação alcoolismo?

O que é uma clínica de reabilitação alcoolismo? Essa pergunta sempre é feita, e a resposta é muito pertinente, isso porque a maioria das pessoas não compreende quais processos são realizados dentro deste ambiente e nem mesmo para que serve esse tipo de instituição.

Desta maneira, é preciso compreender que um centro de reabilitação nada mais é do que um local especializado no tratamento de diversas doenças, entre as mesmas a dependência química e alcoólica.

Essas clínicas possuem como objetivo a contribuição para recuperação do dependente, além do mais são capazes de oferecer um acompanhamento mais amplo para poder ajudar essa pessoa a lidar com esse problema, quais são as consequências que o uso do álcool trás e até mesmo as dificuldades.

Uma clínica de reabilitação alcoolismo conta com diversos profissionais, entre os mesmos vale o destaque para: enfermeiros, médicos, psiquiatras, profissional de educação física, entre outros.

Desta maneira, os serviços desses profissionais acabam ficando disponíveis em tempo integral, sempre possibilitando que a pessoa tenha acesso a eles quando precisar, desta forma a pessoa acaba então recebendo toda a ajuda necessária.

Sobre as acomodações da clínica de reabilitação alcoolismo

É preciso lembrar que uma clínica de reabilitação alcoolismo é capaz de oferecer acomodações que são plenamente capazes de possibilitar a internação de pacientes, desde que isso seja efetivamente necessário.

Ademais, existem vários serviços, entre os mesmos, a desintoxicação e ainda o acompanhamento psicológico, lembrando que a primeira etapa se trata da diminuição do uso da substância, para isso são feitas administrações de medicamentos que permitem que esse processo seja amenizado.

Já na segunda etapa a mesma se refere a diversos serviços capazes de focar na saúde mental e ainda na saúde emocional dessa pessoa, entre as mesmas: terapias, grupos de convivência e ainda de terapia ocupacional.

Existem ainda, alguns outros serviços que são plenamente voltados para a saúde física, nutrição e até mesmo a higiene e oferta de uma orientação capaz de preparar esse individuo para sua vida após a reabilitação.

Entenda como o tratamento é realizado

O tratamento na clínica de reabilitação alcoolismo realmente tende a variar, sendo que o mesmo é realizado de acordo com o nível de dependência do alcoolista, entre os mesmos:

  • Externo: quando a pessoa acaba indo à clínica para fazer consultas e ainda participar de grupos de apoio, esse modelo em questão acaba sendo utilizado em situações onde essa dependência é mais leve;
  • Interno: quando a pessoa acaba sendo internada e fica na clínica pode receber atenção no momento necessário;
  • Internação parcial: sobre esse tipo de internação a pessoa acaba passando o dia na clínica e durante a noite retorna para casa;
Leave a reply