Como tratar pessoas alcoólatras?

Como tratar pessoas alcoólatras pode ser a dúvida de diversos familiares, sendo que em grande parte dos casos a família não entende bem como lidar com esse problema que está acontecendo em boa parte das famílias brasileiras.

É importante entender como lidar e tratar com essas pessoas, visto que as mesmas não estão em seu juízo perfeito, estão ainda sob a dependência de álcool e claramente não conseguem se livrar completamente deste problema por conta própria. Desta maneira, é importante saber como lidar com esse problema que está ocorrendo com familiares e amigos, sendo assim, abaixo maiores informações.

 

Veja como tratar pessoas alcoólatras

Lidar e tratar pessoas alcoólatras pode ser mais difícil do que parece, isso porque uma boa parte das mesmas não consegue entender o que está acontecendo, sendo assim, abaixo há algumas dicas sobre como lidar com esse problema:

 

1.1 Procure sempre respeitar o dependente

Sim, entenda que essa é a coisa mais importante, é primordial respeitar o alcoolista, visto que esse é um passo em busca da cura, entenda ainda que xingamentos e julgamentos somente deixarão o paciente mais irritado e com vontade de descontar tudo na bebida.

 

1.2 Não proteja essa pessoa das consequências

Muitos familiares possuem costume de assumir as consequências de seus atos e finalmente passar a mão na cabeça dos seus entes queridos, sendo que isso estimula ainda mais com que o mesmo continue com esse tipo de comportamento.

Sendo assim, é importante fazer com que o dependente realmente entenda qual será a repercussão de suas ações e isso faz com que o mesmo crie consciência sobre as mesmas.

 

1.3 Jamais humilhe o dependente

Essa é uma informação importante para entendermos como tratar pessoas alcoólatras, sabidamente quando está em seus episódios de bebedeira o dependente realmente costuma aparecer em casa de madrugada, trocando palavras e tropeçando nas próprias pernas.

Esse é o momento em que os responsáveis não devem gritar, humilhar ou falar mal do dependente, a ideia é ignorar, ajudar a pessoa a se deitar e então deixar essa conversa para um momento um pouco mais oportuno em que automaticamente a pessoa esteja mais calmo e ainda mais sóbrio.

 

1.4 Procure incluir o alcoolista em seus programas

A ideia aqui é incluir a pessoa que está doente em seus próprios programas, sabemos que com o passar dos dias é bem comum que a pessoa vá se sentindo excluído de programas sociais, sendo que a ideia aqui é fazer o mesmo se sentir querido.

 

1.5 Vá atrás de conhecimento

Procure buscar conhecimento sobre o funcionamento do organismo do alcoólatra, verifique ainda quais são os motivos que levaram essa pessoa a se tornar o que se tornou. Entenda mais sobre os danos causados pelo excesso de álcool, avalie maiores detalhes sobre como acontece o processo de desintoxicação.

 

1.6 Procure dialogar com o dependente

Certamente um diálogo acaba ajudando ainda mais a pessoa que está doente, sendo que ainda é capaz de estimular o alcoolista a falar e responder então seus questionamentos, sendo assim, a ideia aqui não é transformar esse momento em um monólogo e sim em um diálogo onde ambas as pessoas expõem seus argumentos.

Leave a reply