O que caracteriza um alcoólatra?

Realmente existem alguns sintomas que caracterizam um alcoólatra sendo que os mesmos são limites que vão sendo ultrapassados pelas pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas. Sim todos entendem que o alcoolismo é um problema que está enraizado em nossa sociedade, entretanto, a maioria das pessoas pensam: “isso não acontecerá comigo”.

Um fato que boa parte das pessoas não entendem é que uma pessoa alcoólatra em sua essência mais fiel, realmente não é o individuo que bebe em excesso, e sim aquele que não consegue ficar sem ingerir bebida alcoólica, caso o mesmo não consuma naquele dia/momento acaba então entrando em abstinência.

Veja quais são os 03 principais sintomas que caracterizam o alcoolismo

Entre os sintomas que caracterizam um alcoólatra podemos salientar os seguintes:

  • Fissura: que nada mais é do que uma necessidade muito forte ou ainda compulsão por bebidas alcoólicas, sendo que o viciado em álcool realmente não consegue ficar muitas horas sem consumir álcool e caso fique acaba tendo várias crises de abstinência.
  • Total perda de controle: a pessoa mostra uma incapacidade para controlar a ingestão de bebida em quaisquer ocasiões;
  • Dependência Física: apresenta sintomas de abstinência entre os mesmos náuseas, tremedeiras, suores e ansiedade. Esses sintomas acabam aparecendo quando o consumo de álcool é interrompido depois de um certo período de consumo excessivo;

Realmente alguns indícios acabam mostrando que a pessoa está seguindo passos bem perigosos no que se refere ao alcoolismo, entre os sintomas podemos salientar:

  • A pessoa tenta parar de beber por um período ou mais e não consegue;
  • A bebida acabou causando novos incidentes dentro de casa;
  • A pessoa pensa frequentemente que poderia aproveitar cada vez melhor a vida se não bebesse;
  • Faltar no serviço no último ano por causa da bebida;
  • A pessoa afirma frequentemente que pode parar quando quiser, porém, não consegue;

Algumas pessoas conseguem entender que estão entrando em um processo de alcoolismo muito sério, e acabam buscando ajuda, porém, sabemos que outras pessoas não acreditam que estão doentes e isso pode ser bem prejudicial para sua saúde.

Como conseguir lutar contra o alcoolismo?

Quando a pessoa reconhece que está doente, e percebe que está dependente do álcool então fica ainda mais fácil de tratar esse problema, isso porque a pessoa compreende exatamente o que está acontecendo e deseja um tratamento.

Nesse caso, a pessoa tende a chegar em sua própria família e pede então ajuda, para realizar tratamentos, ou ainda vai diretamente a um centro ou clínica de reabilitação para verificar a possibilidade de ajuda.

Ademais, como em qualquer outro vicio, o apoio familiar realmente é a primeira ajuda em que o alcoólatra acaba buscando, sendo que o mesmo tende a buscar ajuda de alguém que realmente confie e que se preocupe com ele.

Além do mais, os mesmos devem ter em mente que não vai ser fácil, e que somente com a ajuda especializada conseguirão se livrar desses vícios que destroem vidas e das pessoas que estão ao redor dos dependentes também. A ajuda pode ser buscada em centros de recuperação, em clínicas ou ainda em centros médicos!

Leave a reply