O que é abstinência alcoólica

Um dos sinais mais claros da dependência de álcool é entender o que é abstinência alcoólica. A abstinência é a mudança que o corpo passa depois de que a pessoa, de repente, para de beber depois de um uso abusivo e prolongado de álcool.

Com o tempo, o cérebro e o corpo se tornam dependentes dos padrões de consumo e frequência. Quando a pessoa para de beber abruptamente, o corpo se sente privado dos efeitos do álcool, demandando um tempo para se adaptar e funcionar novamente sem ele.

Dessa forma, esse período de ajuste causa efeitos colaterais que são bem dolorosos, causados pelo o que é abstinência alcoólica. A pessoa pode sentir ansiedade, insônia, náusea, entre outros.

Além dos efeitos colaterais desconfortáveis, a síndrome de abstinência alcoólica pode desencadear complicações de saúde bem graves. Caso a pessoa beba há semanas, meses ou anos, vai poder experimentar esses sintomas.

O atendimento profissional de uma clínica de recuperação especializada na reabilitação em álcool é altamente recomendado para quem quer parar de beber, pois parar de beber por conta própria pode ser perigoso.

As causas da abstinência de álcool

O álcool causa alterações nas funções corporais e quando há a retirada do álcool ao tentar parar também apresentam sinais de o que é abstinência alcoólica.

Primeiramente, o excesso de bebida excita e irrita o sistema nervoso central. O álcool tem um efeito sedativo no cérebro, suprimindo neurotransmissores que fazem com que a pessoa se sinta mais à vontade depois de beber.

Por conta disso, que ao consumir álcool, as pessoas passam por um momento de muita felicidade, tem maior facilidade em socializar e se sentem relaxadas.

Quem bebe a mais longo e de forma abusiva, o cérebro está continuamente exposto aos efeitos depressivos do álcool. Isso faz com que a pessoa desenvolva uma dependência da substância.

Depois que o corpo se torna dependente do álcool, vai precisar de cada vez mais substância para obter os mesmos efeitos. Quando a pessoa para de beber, de repente, os neurotransmissores não serão mais inibidos pelo álcool e o cérebro se esforça para se ajustar.

Efeitos da abstinência alcoólica

Com a retirada do álcool, os efeitos colaterais são debilitantes, se separando dos efeitos positivos do consumo de álcool.

Os efeitos colaterais de o que é abstinência alcoólica variam de pessoa para pessoa. Muitas pessoas têm medo de parar de beber por pensarem em passar pelos sintomas desconfortáveis da abstinência.

No entanto, é importante procurar o atendimento profissional para o tratamento da dependência de álcool para receber medicamentos prescritos que ajudam a aliviar a dor.

Ao reduzir os sintomas da abstinência, é possível se concentrar na recuperação e conseguir melhorar. O paciente não pode deixar que o medo dos possíveis sintomas de abstinência o impeça de receber a ajuda que merece.

Dessa forma, é fundamental que o alcoólatra consiga lidar com o que é abstinência alcoólica em um local adequado, passando pela desintoxicação com a assistência médica para fazer esse momento ser menos desconfortável.

O Grupo Reconduzir conta com mais de 16 anos de experiência no tratamento da dependência alcoólica. Para saber mais sobre o nosso atendimento, entre em contato.

Leave a reply